terça-feira, 4 de julho de 2017

O DIABO, ESTE DESGRAÇADO!

Venancio Junior

O que podemos dizer sobre o diabo que foi desmascarado pelo próprio Deus como quem peca desde o princípio?

De onde surgiu e porque ele existe? Esta reflexão não é conclusiva em absoluto e não tem a intenção em promover um caminho.

Primeiramente vamos “explicar o inexplicável” no que se refere as entidades e manifestações. A Bíblia precisa ter uma leitura apurada porque há muitas “forças de expressões” para alcançar o entendimento humano. Muitas coisas que imaginamos complexas, na verdade, foram “simplificadas” para serem compreendidas. Por exemplo, a trindade divina, esta divisão de Deus em três pessoas é para que entendêssemos a ação distinta de cada manifestação divina. Particularmente, creio que no céu não encontraremos “três deuses”, Pai, Filho e Espírito Santo. Há um só Deus, porém, manifestados de forma distintas para um propósito específico. Deus é espírito. Obviamente, o Espírito Santo também é espírito. Jesus é carne, porém, quando assuntou ao céu, voltou à forma original, ou seja, espírito porque no céu não há matéria. Se Deus é espírito, então, Deus é Pai, Filho e Espírito Santo, porém, diversificado nas ações. Deus é o criador soberano. Jesus é a entidade na terra e o Espírito Santo é a manifestação de Deus.

Sendo Deus criador, então precisamos saber o que Ele criou. Primeiramente leremos o texto onde temos ciência de onde surgiu o bem e o mal e a manifestação de todas as coisas. Isaias 45:7 “Eu formo a luz, e crio as trevas; eu faço a paz, e crio o mal; eu sou o Senhor, que faço todas estas coisas”. Aqui é o próprio Deus se manifestando e definindo as coisas. Percebemos que o Deus supremo é o criador de tudo, até do mal. Então, chegamos à conclusão de que o bem e o mal, diria, tem a mesma origem e “se completam” e o diabo, não é um indivíduo com vontade própria, mas, sim, a manifestação do mal porque em Deus, mesmo Ele sendo o criador do mal, em si não há maldade. Surge a indagação: Deus sem o diabo não seria completo? Errado! Puro é diferente de completo. Deus é puro e a existência é completa. O mal foi criado para que a existência fosse completa. O bem e o mal não são poderes equiparados. O bem sempre vencerá o mal porque Deus é soberano e bondoso. Satanás é a manifestação do mal. A existência para ser completa, deverá existir o mal, tal como existe o bem. Em Deus não existe maldade, mesmo Ele sendo o criador do mal conforme lemos em Isaias 45:7, então o mal não foi lançado em alguém, mas, foi manifestado. Trata-se, portanto, de uma entidade. Em vários trechos da Bíblia é tratado como principado e potestade. Talvez, possamos definir que satanás é a manifestação e o diabo é a entidade. Ambos foram jogados a terra por causa da soberba e o orgulho e peca desde o princípio conforme o texto de João 8:44 “ele é homicida desde o princípio “. Tendo Deus como referência, o princípio não existe fora de Deus. Se Deus criou o mal, então, satanás “veio depois” de Deus. Daí, não podemos definir que princípio seria este. Talvez, também, a terra aqui mencionada não seja o globo terrestre em que vivemos, mas, o abismo em relação à dimensão celestial que, de igual modo, não é o céu que nós vemos.

No livro de Ezequiel 28:17 lemos qual foi a principal causa da precipitação do diabo e de seus anjos à terra, “Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; por terra te lancei;” Ainda no texto de Isaias 14:14 onde lemos o diabo declarando, “subirei acima das alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo”, demonstra que a soberba e o orgulho foram as principais causas da sua queda em todos os sentidos. Na carta do apóstolo Paulo de I Timóteo numa exortação a quem almeja o episcopado, foi utilizado o mau exemplo do diabo a respeito da soberba e do orgulho, “que não seja neófito (novo convertido), para que não se ensoberbeça e venha a cair na condenação do Diabo”.

 

Na Bíblia temos fatos da manifestação de satanás. O próprio Jesus foi tentado por satanás manifestado na entidade, o diabo, no deserto e na cruz. O diabo, contrariamente do que se imagina, nunca foi “maestro” do “coro celestial”. Quando Deus criou todas as coisas, demonstrou que a criação foi um ato completo e satanás é o mal em si manifestado.

A Bíblia relata diversas ações e o coloca como o nosso inimigo. Em I Pedro 5:8 está escrito: “O vosso adversário, o Diabo, anda em derredor,...” e na continuação do versículo afirma que ele é incansável e sempre pronto a nos destruir, “anda em derredor, rugindo como leão, e procurando a quem possa tragar...”.

O filósofo Luiz Paulo Pondé é conhecido como ateu. Porém, tempos atrás afirmou algo interessante quando disse: “É impossível não existir uma força do bem que se contraponha a toda maldade humana que me parece não ter limite”. Não se iludam, julgando que ele tenha se convertido. Pondé apenas se convenceu de que Deus (talvez) exista.

Talvez algo que não tenhamos que confabular seja a soberania de Deus. Pois se trata de alguém que veio antes da existência. Melhor dizendo, Deus é a própria existência. Inútil discutir isto. Tudo o que existe foi gerado em Deus, até mesmo o mal que foi manifestado em satanás. A entidade e a manifestação foram distintas conforme lemos no texto de Apocalipse 12:9 E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, que se chama o Diabo e Satanás, que engana todo o mundo; foi precipitado na terra, e os seus anjos foram precipitados com ele.

Muitos questionamentos são levantados sobre qual a razão de tudo. O que mudaria na nossa vida se soubéssemos o porquê das coisas? Por que deveríamos saber tudo? Na minha tosca definição, tudo absolutamente foi manifestado para que soubéssemos como funcionam as coisas. Deus criou a existência e tudo foi manifestado intencionalmente para sabermos o seu funcionamento.

Discorremos aqui especificamente sobre a manifestação do mal e seus implicadores. Legião de demônios, principados e potestades do mal são algumas das definições da manifestação do mal. Satanás é a manifestação do mal em si. O diabo é a entidade onde o mal foi manifestado. Os demônios podemos dizer que são os anjos que foram precipitados na terra.

Creio que satanás, o diabo e seus anjos (demônios), ainda não estão no inferno. O texto que lemos em Apocalipse 12:9 diz que todos os que se rebelaram foram “precipitados na terra”. Outra coisa interessante é que sempre achamos que satanás não iria sofrer no inferno, mas, o inferno foi feito para eles e não haverá quem não sofra no inferno. Mateus 25:41 lemos que o próprio Jesus quando apresentou algumas parábolas afirmou que “o fogo eterno foi preparado para o diabo e seus anjos”. O inferno é 100% sofrimento para todos os que estiverem lá. Em Mateus 8:12 diz que lá haverá “choro e ranger de dentes”. Que Deus tenha misericórdia de nós. O fogo eterno não é fictício, é real. Não adianta tentar se aproximar de Deus com medo do inferno porque só será salvo quem ama a Deus acima de todas as coisas e não por ter medo do inferno.

Considerando que não estão no inferno, onde estão e como agem o principado e as potestades do mal? O texto em Jó 1:7, o próprio Deus manteve um diálogo com Satanás e perguntou: “De onde você veio”? E satanás respondeu: “De perambular pela terra e andar por ela”. Tremendo este episódio porque sabemos que satanás está “passeando” pela terra no meio de nós. Em I Pedro 5:8 repetindo o texto lido acima, temos um alerta de que devemos “ser conscientes e vigilantes porque o diabo, nosso adversário anda ao nosso redor como leão e procurando a quem possa devorar”. Percebemos claramente que onde estivermos temos a companhia de Deus ou do diabo. Deus se apresenta à nós se o buscarmos. Satanás se manifesta na ausência de Deus que é a única força capaz de detê-lo. Isto é muito sério. Se satanás está ao redor procurando a quem possa tragar, então, ele influencia as nossas ações e intenções. Por exemplo, no episódio em Mateus 16:23 quando Pedro fez uso de sua forte personalidade, onde tinha mais intenções políticas do que espirituais, não podemos afirmar que ele estava possesso quando Jesus expulsou satanás logo após ele ter dito que não morreria, chegando até a repreender Jesus. Leiamos o texto: “Pedro, tomando-o à parte, começou a repreendê-lo, dizendo: 'Deus não o permita, Senhor! Isso jamais te acontecerá!' Ele, porém, voltando-se para Pedro, disse: 'Afasta-te de mim, Satanás! Tu me serves de pedra de tropeço, porque não pensas as coisas de Deus, mas as dos homens!”. Jesus não estava falando com Pedro, mas, com a influência satânica na personalidade de Pedro conforme vemos no final do texto.

A nossa vida fora da presença de Deus é um desastre porque estamos sujeitos as influências satânicas e praticamos coisas absurdas do ponto de vista moral, ético e espiritual. Por praticar tais coisas, isto não significa que estamos endemoniados. Sofremos influência na nossa personalidade dos principados e potestades do mal. Nossa vontade e pensamentos são adulterados por satanás de tal forma que achamos normal mentir e praticar imoralidades e perdemos totalmente a noção espiritual da nossa realidade e permanecemos no erro sem forças para reagir no sentido de deixar Deus cumprir o teu querer na nossa vida. Usamos até textos bíblicos tentando justificar os nossos erros e, provavelmente, ainda o fazemos em nome de Jesus. Isto é algo que causa repulsa em Deus. A Bíblia é o melhor livro como pode ser o pior livro do mundo quando distorcemos a palavra de Deus. Isto é influência satânica na nossa capacidade de discernimento, mesmo lendo a Bíblia, nos afundamos mais ainda no abismo espiritual que estamos imersos. Acredite, este poço não tem fundo e não sabemos até onde podemos chegar. É isto que faz a influência satânica. O diabo nunca foi provido da graça de Deus (peca desde o princípio), por isto é um desgraçado. Nossa luta não é contra nós mesmos. Nossa luta é contra os principados e potestades do mal (Efésios 6:12) que tentam e, muitas vezes até conseguem, dominar a nossa vontade, as nossas intenções e ações e os nossos pensamentos.

No texto de João 8:44 o diabo é tratado como homicida e mentiroso: “Vós tendes por pai o Diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai; ele é homicida desde o princípio, e nunca se firmou na verdade, porque nele não há verdade; quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio; porque é mentiroso, e pai da mentira". Quando cometemos erros, a nossa principal arma para esconder a verdade é a mentira e o diabo nos faz esquecer que sofremos a influência dele tal como Pedro quando tentou evitar a morte de Jesus. Fugir da influência de satanás não é tarefa das mais fáceis. Em I João 3:8 “quem comete pecado é do Diabo; porque o Diabo peca desde o princípio". Este texto é extremamente cruel e não deixa margens a dúvidas. Para que tenhamos uma vida, não diria sem a presença de satanás porque, enquanto estivermos neste mundo, poderemos sofrer a influência satânica e para fugir disto e para que a nossa vida não caia em desgraça, somente seguindo o que diz no texto de I Pedro 5:6 “estando humildes debaixo da potente mão de Deus para que no devido tempo Ele nos exalte”. Este termo “exaltar” é referente a nos levantar para ficarmos fora da influência do diabo e sermos alcançados pela superabundante graça de Deus.

Deus seja glorificado!

Campinas, Janeiro de 2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário