terça-feira, 5 de março de 2024

A INCONTINÊNCIA NO PORÃO

Venancio Junior

Não sei qual a sua impressão, mas, o mundo parece um carro desgovernado. Quem controla o mundo? Existem órgãos internacionais que deveriam intervir quando a situação estivesse fora de controle, mas, parece que não é tão simples como se imagina. Mesmo assim, as guerras continuam acontecendo e cada vez mais sanguinária, fome e desemprego crescentes em que o custo das guerras e das corridas espaciais poderia primeiramente ser destinado com urgência para esta causa humanitária.  E a miséria não é exclusivamente social e segue por outros caminhos, por exemplo, da imoralidade sexual em que o corpo se tornou um meio de vida e muitos expõem suas vidas e seus corpos sem qualquer pudor. Os relacionamentos conjugais se tornaram ácidos e qualquer problema que surge a culpa é sempre do outro. Em muitos destes casos, a traição é a solução emergente encontrada quando, na verdade, se cria um problema maior para resolver um outro bem menor que, muitas vezes nem existe. Nestes casos, reagir antes de pensar é um mal que poderá gerar estragos irreversíveis. Nos grandes centros urbanos sofremos com o crescimento desordenado com a invasão de matas ciliares comprometendo a qualidade dos rios e córregos e das áreas públicas que deveriam ter outro destino que favorecesse a população. Na política, a corrupção é a palavra mais associada aos poderes. A ganância em busca de liberação de verba não tem o objetivo de favorecer os municípios que representam. Sem falar nos privilégios exagerados dos mandatários com dinheiro público, uma verdadeira monarquia com centenas de milhares de monarcas espalhados nas casas legislativas e no judiciário. A violência urbana tomou proporções gigantescas em que a vida está sendo banalizada, inclusive pelas pessoas próximas das vítimas. É um ódio maligno que não tem limites para um destruir o outro. A ganância por dinheiro daqueles que possuem muito dinheiro está totalmente sem controle. Os banqueiros e demais empresários controlam salários e os políticos visando unicamente o lucro. A maioria dos milionários se enriquecem às custas de baixos salários. E a igreja que deveria ser um contraponto frente a todos estes problemas tornou-se mais um problema e atualmente está sendo nivelada por baixo. A maioria dos pastores e pastoras não é de verdade, pois, se autointitulam e utilizam a religião para conquistar credibilidade. A igreja deveria ser uma referência e uma entidade em que as pessoas poderiam confiar. No entanto, o dinheiro e o poder de influência substituíram os princípios do evangelho que vai contra tudo o que se prega na maioria das igrejas.

Diante deste caos, parece que ninguém consegue se manter em pé e ultrapassa todos os limites da razoabilidade. Perdeu-se o referencial do que seja limites. Para aquele grupo de pessoas que valoriza a questão dos princípios, o contexto do mundo atual piorou muito. Os princípios da ética e da moral ainda é a única referência que nos credencia como sociedade civilizada. O problema é que estamos diante de uma sociedade que a cada dia perde o respeito e que considera que a ética e a moral são dogmas meramente religiosos e quem é laico não se sente na obrigação em aplicar estes princípios na sua vida.  Além do mais, mesmo se perdendo, utilizando de uma redundância, as pessoas exigem respeito pela falta de respeito como se ninguém tivesse nada a ver com a vida alheia. Neste último quesito, concordo também, ninguém deve se intrometer na vida do outro. Mas, o problema é que ninguém está sozinho ou vive absolutamente só. Se cada pessoa deseja viver à sua maneira dando ampla vazão aos seus desejos, tudo bem, desde que não comprometa a integridade de um ambiente compartilhado. É uma tola definição julgar que não precisamos uns dos outros.

Quem são os culpados por tudo isto? Os principais atores neste cenário caótico são constituídos por pessoas que sofrem de incontinência onde os limites constantemente são desrespeitados. Incontinência é algo que não se tem o controle. Quem pratica estas incontinências uma vez, não mais se preocupa em ultrapassar os limites novamente e por inúmeras vezes, caso as oportunidades continuem disponíveis e aliadas a perda de controle. Independentemente se é boa ou ruim, existem dois tipos de oportunidades, uma que surge involuntariamente e que são aproveitadas pelas pessoas impulsivas e a outra que é devidamente calculada por aqueles que sofrem de incontinência e que é apenas um capricho da sua escravidão. De qualquer forma, as oportunidades sempre estarão ao alcance de todos.

Antigamente ninguém fazia o que era mal com visibilidade e tinha receio de que alguém descobrisse. A incontinência ficava escondida no porão. Atualmente parece que as pessoas não se importam mais em fazer o que é mal sem que todos saibam. A incontinência está presente e visível em cada esquina. A regra da vida diz que não importa se vai prejudicar alguém ou não, o importante é levar vantagem, não somente uma vez, mas, sempre.

Como classificaria este tipo de incontinência? Toda espécie de mal e situação de caos tem um fundo espiritual. Posso chamar de incontinência espiritual que é relativo somente no aspecto negativo porque a espiritualidade profícua é intencional. O bem só terá esta característica em benefício se houver a intenção em fazê-lo. O apóstolo Paulo falou de suas fraquezas em que o mal que não queria praticava. Isto é incontinência espiritual em que não temos o controle caso não estejamos sob as ações do Espírito Santo em nós. A bíblia fala que nossa luta não é contra a carne e também que devemos estar mortos para o pecado para que ressuscitemos em Cristo e toda incontinência seja anulada.

A teologia bíblica nos orienta de que a vida deve ser simples e que se vive nos detalhes. A construção do caráter, muitas vezes é consolidada em um momento de solidão. A bíblia também nos mostra que devemos praticar o inverso daquilo que aprendemos na vida em que o próximo é menos importante do que a si mesmo. Valorizar o outro é uma forma eficaz em se desprender das armadilhas incrustadas no caráter. Não se trata de autocomiseração em se desvalorizar, mas, valorizar o outro em que todos ganham. Amar o próximo evita guerras, fome e todos os infortúnios que perseguem a vida humana. Há muitos valores que devem ser preservados cuja conquista exige renúncia. Destaco a integridade onde o respeito e a credibilidade são os principais recheios. Uma pessoa com estas características é atraente pelo seu charme e elegância que nada tem a ver com o vestuário e se deve ter uma visão através de uma lente esotérica. O que se vê por fora deve ser um reflexo do que seja por dentro. A admiração por alguém deve ter princípio nos seus valores do caráter. Todos estes atributos têm um valor imensurável e jamais deverão ser envolvidos em negociatas morais. O mundo está cheio de personalidades com muito dinheiro e miseráveis no caráter. Suas vidas por dentro não vale a ração do cachorro. Não é a fama, nem o dinheiro, nem a religião e nem o trabalho que devem controlar as nossas vidas. Cada pessoa tem um tipo de incontinência e deve conhecer a si mesmo evitando os caminhos que a torna vulnerável. A única coisa que se deve fazer as escondidas é o bem ao próximo. "Ao contrário, quando deres esmola, que a tua mão esquerda não saiba o que faz a tua mão direita, de modo que a tua esmola fique oculta" Mateus 6:3,4. Este é um ótimo princípio para iniciar a desconstrução da incontinência espiritual inerentes a velha criatura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário