terça-feira, 19 de março de 2024

VIDA MECÂNICA

Venancio Junior

Um mecanismo é conhecido pelo fato de todas as peças estarem interligadas e cumprem rigorosamente a função destinada a cada um. Se uma das peças falhar, todo o sistema é comprometido. Não há variedade na dinâmica e funcionar de forma diferente é impossível. Utilizei esta metáfora para demonstrar que existem pessoas que funcionam como um mecanismo ordinário. Tudo está interligado na mente funcionando da mesma forma todos os dias. A pessoa se acomodou e não quer mudar e não permite que alguém ouse mudar a sua vida. Uma vida mecânica que não permite variações.

Alguém conhece uma pessoa que tenha uma vida mecânica? Fugir da rotina para este tipo de gente é padecer no paraíso. A pessoa evita certos caminhos que tem certeza de que não tem controle do que vai acontecer. Também evita aquelas pessoas que param no meio do trajeto para conversar e começa a desconversar ou ser econômica nas palavras para se livrar o mais rápido possível daquela situação. Apesar de que na essência supostamente haja alguma similaridade, é bem diferente de alguém que tenha uma vida padrão. Padrão tem muito a ver com qualidade e respeito aos princípios. Não tem como utilizar o termo negativamente, por exemplo, maus costumes é relativo, neste caso, a vida mecânica, enquanto que, vida padrão tem a ver com bons costumes, pois, permite variações e também inovações desde que não comprometa os princípios.

Esta característica de pessoa tem diversos adjetivos e metódica é uma delas. Outro termo popular seria afirmar que a pessoa tem "toque". O que leva alguém a adotar este tipo de comportamento? Timidez? Insegurança? Medo? Conviver com uma pessoa assim é bem difícil. Ela pode não ter como causas tudo que relacionei, mas, será um relacionamento com um pouco de atritos involuntários. Aliás, relação é contato. Existe a relação de lista e relação de relar mesmo, literalmente fazer contato. Os diferentes se esbarram e o contato é inevitável em qualquer relacionamento.

Cada pessoa tem a sua maneira de ser e viver. Evitando caminhos e pessoas que a forçariam a ter um comportamento que não esteja disposta a assumir ou não está acostumada. Diria que, mesmo com os avanços tecnológicos que permitem um determinado isolamento físico, a maioria das atividades requer deslocamentos e contatos. São inevitáveis. Tem pessoas que preferem viver sozinhas seja dentro de uma pequena casa ou apartamento e até mesmo isoladas da área urbana preferindo um lugar em meio ao mato junto a natureza. Para quem está habituado com agito da cidade onde é tudo mais prático nas necessidades diárias, se isolar temporariamente também é uma opção saudável como forma de descarregar as energias emocionais acumuladas e ter um tempo para pensar em novos projetos, aproveitando o descanso do corpo e da mente. Muitos poderiam aproveitar este tempo para rever a si mesmo. Não se iluda achando que nesta vida momentaneamente pitoresca não precisará de rotina. A rotina é algo saudável porque a biologia do corpo exige que tudo funcione “mecanicamente” correta. Comer a cada duas horas, ir ao banheiro tres vezes ao dia pelo menos, ingerir água potável numa quantidade mínima necessária e dormir no mínimo oito horas por dia são mecanismos naturais do corpo. Não tem como controlar ignorando o seu funcionamento natural. Enganar a fome, o sono, a sede e outras necessidades naturais pode causar males irreversíveis, pois, o seu funcionamento não deve ser interrompido. Esta parte do mecanismo da vida é inegociável e não há discussão sobre isto. A vida tem a sua funcionalidade mecânica que precisa ser mantida, sendo um conforto porque não precisamos nos preocupar se o estômago vai digerir o alimento ou se vai ter pão na padaria no dia seguinte. O mecanismo tanto biológico como da vida urbana está trabalhando para permitir o nosso conforto. Imagine toda a complexa funcionalidade do organismo? Caso não tivesse uma mecânica padrão de funcionamento, os órgãos teriam suas funções comprometidas.

O meu objetivo é falar daquilo que tem vontade, desejo, criatividade, ambição e que quebra todos os tipos de rotina, me refiro a mente e o coração. No cotidiano há diversas situações que nos faz mudar a rotina. No trabalho cada um tem a sua rotina, em casa com a família, a rotina é presença constante na hora do banho, na hora do jantar e nas brigas, por que não!? Pessoalmente tive uma pequena crise de rotina. Fiquei processando sobre a rotina do trabalho principalmente e não conseguia concluir onde iria chegar. Talvez seja este o problema da rotina, de certa forma, não se enxerga um fim. Nesta situação, a melhor decisão é ficar calmo e diluir todo o processo. Tem coisas na vida, dentre muitas outras que não temos o controle e, mesmo se tivesse, não tem como mudar. Qualquer intervenção fora do padrão é muito arriscada. A rotina do trabalho deve ser considerada da mesma forma que a rotina do banho, do sono, da alimentação e outras atividades que são essencialmente necessárias. O que não se pode é canalizar a mente num pensamento pessimista. Qualquer rotina deve ser diluída. Imagine tomar banho de hora em hora? Imagine tomar uma refeição ou ter de dormir a cada duas horas? Apesar de serem atividades boas e úteis, quando se tornam intensas sem um intervalo natural de descanso mental, com certeza se tornará algo extenuante gerando repulsa até naquilo que se gosta de fazer. No meu caso, mudei a perspectiva e enxerguei como algo positivo e a diluir as atividades deixando a preocupação com o trabalho no próprio trabalho. Em casa o foco era a convivência com a família. Tenho muita saudade daquele tempo em que as crianças eram pequenas e tínhamos a rotina de casa e nos finais de semana íamos ao bosque ver os bichos, ir ao clube jogar tênis, brincar no playground e chutar bola e soltar pipa no parque. Uma rotina maravilhosa.

Na vida comum do cotidiano, tem situações que devemos ter a consciência de que não temos o controle e isto não é algo que deva ser visto como algo negativo. Mesmo não gostando, a mudança de perspectiva é o passo inicial que poderá mudar o sentimento que anula o prazer em reverter aquela situação. São os chamados desafios que nos faz crescer como pessoa e amadurecer emocionalmente. Algo que devemos ter muito cuidado é com o acúmulo de maus fluídos emocionais. A ansiedade e depressão são causadas por este excesso de sentimentos negativos que explodem nestas crises. Pode ser algo pequeno que se agiganta quando associado com outras emoções ruins. Precisa ter em mente de que a rotina, mesmo que aparentemente não seja algo tão legal, possa ser necessário porque alguém confiou o trabalho a você ou alguém depende de sua responsabilidade e até mesmo da sua ajuda. Se, porventura, encontrar com alguém que você não gostaria, quem sabe aquela pessoa esteja precisando de uma palavra amiga ou simplesmente um pouquinho de atenção já seja o suficiente para mudar a vida naquele dia. Considere também que jogar conversa fora seja algo que pode ser utilizado como forma de descarregar o acúmulo de emoções da rotina.

Que tal adotar a rotina em diluir os excessos que sobrecarregam a mente? Enxergue cada dia como um tempo em aproveitar as oportunidades. Jamais menospreze os encontros e desencontros. Tenha o controle, mas, deixe-se surpreender e aceite os desafios da mecanicidade da vida. Cada pessoa é parte de um mecanismo chamado existência. Ignorar ou fugir seria como deixar de existir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário