quinta-feira, 7 de março de 2024

QUEM SERIA VOCE NA MULTIDÃO?

Venancio Junior

Quem é você na multidão que acompanhava Jesus? A multidão era formada, provavelmente por mais de 10 mil pessoas. Todos queriam ver Jesus ou presenciar os seus milagres. Muitos estavam em busca destes milagres porque sofriam com alguma doença, dificuldade financeira, problemas de relacionamentos ou perturbações diversas. Talvez tivesse também o grupo de curiosos. Sempre tem aqueles que gostam de estar em meio a multidão e nem soubesse o que estava acontecendo. De qualquer forma, todos os que se encontravam em meio a multidão fez algum tipo de sacrifício. Tanto é que Jesus teve de operar o milagre da multiplicação dos pães e peixes, pois, a multidão estava faminta. Muitos vieram de muito longe e deixaram suas casas, seu trabalho e o sacrifício era de acordo com o grau de necessidade.

Jesus é Deus encarnado e onisciente e sabia da condição de cada um naquela multidão. Os relatos deste episódio tiveram como foco principal o milagre da multiplicação, mas, Jesus deve ter curado muitos enfermos, abençoou a todos cada qual com a sua carência porque a multidão não estava atrás de comida. Porém, ninguém prestaria atenção no que Jesus falaria se estivesse com fome. Se alguém estiver na igreja e esteja com fome, a mensagem não causará o resultado pretendido porque a mente da pessoa está preocupada com a fome. A psicologia de Jesus era de uma precisão cirúrgica. A moça do poço não estava com fome, ela foi buscar água e Jesus se apresentou como sendo a água da vida e que ela nunca mais teria sede. Ela era alguém que tentava matar a sua sede espiritual nos relacionamentos diversos levando uma vida que ela própria não estava satisfeita. Se acomodar é diferente de satisfação. Ela estava acomodada com aquela situação porque não conseguia enxergar um horizonte que lhe trouxesse paz e satisfizesse a sua sede espiritual. Outro episódio que demonstra a precisão cirúrgica da psicologia de Jesus é o aleijado que não conseguia chegar (por motivos óbvios) até a água para ser curado. Jesus perguntou se ele queria ser curado e prontamente respondeu que sim, porém, relatou a dificuldade em chegar até a água que o anjo movimentava. Jesus não lhe ofereceu comida e não se importou em como era a vida dele no cotidiano, ele precisava de cura que era o maior anseio da sua vida.

Jesus também confrontava os líderes religiosos e que zelavam pela lei de Moisés. Os sacerdotes eram muito críticos a Jesus porque se apresentou como o Messias, como filho de Deus e como o próprio Deus. Os sacerdotes o julgaram como blasfemo e arrogante. Jesus não ofereceu comida a eles porque não tinham fome. Também não ofereceu a cura, pois, aparentemente não estavam doentes. E não estavam buscando saciar a sede espiritual porque focavam mais cumprir a tradição da religião que tanto zelavam. Então Jesus criticou e chamou a atenção afirmando que valorizavam mais a tradição do que o evangelho de salvação que eles relutavam em não conhecer porque tinham de renunciar às suas tradições. Em meio a multidão tinham aquelas pessoas frustradas com a religião e estendo esta frustração com o governo tirano e explorador e que submetia a multidão aos seus caprichos cobrando impostos abusivos e não revertendo em benefícios para a multidão.

Quem seria você na multidão? A mulher do poço com sede espiritual, o doente que precisava de cura ou os religiosos que precisavam ter a mente e o coração no evangelho e para isto, precisavam abandonar a tradição da religião? Ninguém busca e faz sacrifício por algo que não precisa. É diferente de um consumidor contumaz que compra produto sem necessidade julgando que precisa. As necessidades da multidão eram emergentes e só resolveria com uma intervenção divina. A multidão não encontrou a água viva na religião. Também não encontrou na religião a cura para as suas enfermidades. E a religião exigia rituais que fugiram dos princípios que levava a multidão a presença de Deus. A religião também acusava as pessoas de serem pecadoras e as submetia ao castigo para serem perdoadas, mas, não falava do perdão de Deus através do amor. A religião não amava a multidão. Jesus demonstrava sempre que amava a multidão e demonstrava este amor saciando a sede da moça do poço, curando a enfermidade do doente e salvando aqueles que abandonavam a tradição da religião e abraçavam o evangelho de salvação.

Deus está presente em nós com o teu Santo Espírito. Jesus age em nós, pois, o nosso corpo é o templo do Espírito Santo. Sem o Espírito Santo expomos o pior de nós. Com o Espírito Santo expomos o melhor de nós. Jesus não veio para nos acusar das nossas imperfeições. Ele veio para nos curar de nós mesmos. Somos pessoas com sede espiritual e espiritualmente doentes e cheias da tradição da religião. Sem Jesus, somos o pior de nós mesmos. A vida que vivemos pertence a Deus que deseja dar um novo significado e uma nova perspectiva revelando o melhor de nós para a sua glória. Os valores e talentos que nos compõe é para glorificar a Deus. Parte da multidão julga que Deus precisa de nós para ser Deus. Ele não precisa de nós, porque se não dedicarmos o nosso melhor para a sua glória, isto poderá ser uma armadilha. De nada adianta chegar ao topo da carreira, ganhar muito dinheiro e ter uma vida saudável e equilibrada se não houver a humildade em reconhecer de que Deus é o único diferencial na nossa vida e de que sem Ele, sequer pó seríamos. Oferecemos a glória a Deus para que sejamos esvaziados do orgulho, da soberba e da frustração que poderão nos consumir. A frustração acontece quando não somos reconhecidos como merecedores. Qualquer movimento no processo do relacionamento criador-criatura gera energia que deverá ser canalizada em Deus que é a fonte desta energia.

Não importa quem você seja na multidão. Saiba que Deus não o considera como sendo mais um na multidão. A realidade de cada um na multidão é diferente e com o seu grau de necessidade. Para Deus isto é indiferente e se envolve pessoalmente na vida de cada um fazendo a diferença. 

Há muito mais coisas por trás dos milagres. Parte da multidão tinha uma visão periférica e estava buscando somente estes milagres sem se ater ao principal propósito do evangelho de Jesus. Quem é você na multidão? Aquele que deseja somente o milagre para se ter uma vida boa e tranquila sem compromisso ou uma vida além dos milagres em que a sede não mais existirá e a doença não será parte do corpo? Ou, talvez, seja daqueles que buscam na religião algum significado na vida. A religião nada mais é que um atalho criado pelo ser humano e que não leva a lugar algum. A principal mensagem de Jesus é para a vida eterna no seu Reino. Para isto é preciso que deixe de ser mais um na multidão e aceite o convite de Jesus renunciando a velha criatura e se torne uma nova criatura em Cristo que te reconhece em meio a multidão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário