sexta-feira, 21 de junho de 2024

SURPREENDENDO DEUS

Venancio Junior

É possível surpreender a Deus? Digo que é plenamente possível. Não se trata de alguma manobra de nossa parte para conseguir este feito. Deus é soberano e tudo depende de Ele próprio se permitir. Na bíblia há várias ocasiões em que se permitiu surpreender com alegria e com tristeza. Deus é surpreendente e surpreendeu a todos com a sua criação. Tudo bem que ainda não existia alguém para ser surpreendido. Deus é onisciente e sabe de todas as coisas, mas, se surpreendeu com a sua própria criação. “Viu que tudo era bom” Gênesis 1:31. Ele não sabia que tudo aquilo que estava fazendo era bom? Porque, então, ficou surpreso de que tudo que havia criado era bom? Deus em pleno processo da criação alimentou uma expectativa e foi surpreendido pela alegria em perceber que tudo era bom. Outra evidência de que Deus se deixa surpreender é quando expressa sentimento de tristeza ou de alegria relatados nos escritos bíblicos. Deus se revelou através da sua escritura. A expressão de um sentimento só acontece mediante uma expectativa de forma impetuosa. Quando alguém fica triste ou alegre é porque foi surpreendido. Deus ficou triste quando viu que o ser humano que Ele próprio criou era mau. Gênesis 6:5. Deus foi surpreendido pela maldade e se entristeceu. Ação e reação. O ser humano age com maldade, Deus reage com tristeza. Quando o ser humano age reconhecendo Deus como Senhor, Deus surpreendentemente reage com alegria.

Deus se alegra também e de forma surpreendente. No livro de Neemias 8:10 lemos “...porque a alegria do Senhor é a nossa força”. Deus também expressa alegria. Jesus sendo Deus encarnado era onisciente e conhecia o coração do ser humano relatado em diversos episódios da sua vida ministerial, porém, foi também surpreendido pela alegria. “Naquela mesma hora, se alegrou Jesus no Espírito Santo”. Lucas 10:21. O contexto desta alegria é que Jesus glorificou ao Pai por se revelar as pessoas humildes que reconheceram as suas ações e não aos sábios que não conseguiam enxergar a glória de Deus. Outro texto que revela que mesmo na glória de Deus há expressões surpreendentes de alegria quando um pecador se arrepende e se converte. Deus revelou a Lucas o que acontece quando um pecador se arrepende. “Eu digo que, da mesma forma, haverá mais alegria no céu por um pecador que se arrepende” Lucas 15:7. Quem se alegrará no céu? Os anjos e o próprio Deus que expressarão alegria. Todos foram surpreendidos porque alguém decidiu seguir pelo caminho do bem e expressaram alegria.

Os tempos atuais não têm trazido motivos para que Deus se alegre. Sendo mais específico, o que exatamente fará com que Deus se alegrasse? Como e quando é possível surpreender a Deus? Quem conseguirá alegrar o coração de Deus? Os escolhidos, em tese, são aqueles que alegram o coração de Deus, pois, foram escolhidos mediante algo que o surpreendeu. A igreja que Deus designou é formada pelos escolhidos. Temos diversos textos que revelam que Deus se deixa surpreender. O texto de Mateus 22:37 e 39 revela a chave que surpreenderá a Deus “Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento” e “Ame o seu próximo como a si mesmo”. No maior mandamento que Jesus afirmou percebemos sentimento do coração, expressão da alma e a razão do entendimento. No amor ao próximo há a pré-disposição e a intenção em amar. Amor é incondicional. Não existe motivos aparentes para amar, caso contrário seria um amor meramente útil. Deus não nos amou mediante uma condição. O amor de Deus é a chave de acesso ao seu coração que nos permitiu surpreendê-lo com alegria de júbilo e gratidão. Em tudo dai graças (I Tessalonicenses 5:18) e celebrem jubilosos ao Senhor (Salmos 98:4) são mandamentos para alegrar o coração de Deus porque viu que tudo era bom.

Sei que quando lemos estes textos parece que o contexto é somente de alegria e prazer. A realidade da vida humana muitas vezes é cruel e não há motivos aparentes para se regozijar, cantar júbilos ou demonstrar gratidão por alguma coisa positiva que tenha ocorrido. Nesta situação, como alegrar o coração de Deus? Obviamente que expressamos alegria somente quando estamos alegres e o contrário também é verdadeiro quando expressamos tristeza somente quando estamos tristes. A honestidade em expressar e a sinceridade em admitir a tristeza, de certa forma, provoca alegria no coração de Deus. Quer maior surpresa em expressar a Deus o que acontece no coração? Surpreendemos a Deus quando se espera que fiquemos revoltados com as dificuldades e demonstramos devoção a sua soberania e mantemos a nossa fidelidade. Quer surpreender a Deus? Mantenha-se fiel. Os escolhidos são aqueles que se mantiveram fiéis. O critério de escolha de Deus é exatamente surpreendê-lo. Nada tem a ver com aqueles que não se converteram e não creram. Deus não se surpreende com os legalistas que usam a interpretação a partir da lei para justificar o evangelho. Deus também não se surpreende com os idólatras, com os ladrões, com os mentirosos e muito menos com os religiosos. Surpreender a Deus é ouvir o que o Espírito diz as igrejas, compreender o evangelho e aceitar a rendição através do seu amor. O céu se alegra quando alguém é escolhido. Não se sinta privilegiado por ser um dos escolhidos pela graça. Isto não deve ser motivo de orgulho. O critério nunca foi a de pessoa perfeita. A principal característica em ser alguém escolhido é a fidelidade.

No livro de Neemias 8:10 no texto descrito no início diz que a alegria do Senhor é a nossa força. Esta alegria vem direto da fonte de todos os sentimentos que é o próprio Deus. Imagine a força desta energia que compõe esta alegria? Somos criaturas feitas à imagem e semelhança de Deus. Não é o inverso. Formato, expressão, desejos, sensibilidade e toda expressão do ser humano vieram de Deus. A alegria é um dos componentes do Reino de Deus além da Paz e a Justiça. Observe a riqueza do que é extrair a alegria de Deus? Cada criatura é capaz de surpreender a Deus com alegria. Não é, em hipótese, ser alguém perfeito. As pessoas que conhecemos e tiveram intimidade com Deus foram imperfeitas e, mesmo assim, andaram com Deus demonstrado na fidelidade e isto foi retribuído de forma sempre surpreendente com alegria pelo criador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário