quarta-feira, 11 de agosto de 2021

ANATOMIA DE UM REINO

Venancio Junior

Falar sobre qualquer coisa por mais básico e simples que seja exige um conhecimento que revele uma sólida propriedade sobre o assunto. Falar sobre um reino não é algo tão simples, mesmo sabendo que todos os trâmites da sua constituição sejam meramente humanos. Agora, imagine falar do Reino de Deus que requer conhecimento teológico e perspicácia analítica devido a sua concepção e aplicação? Pois bem, não me julgo capaz nem de uma coisa e nem outra. Então qual é a minha intenção em iniciar estas simples palavras abordando um tema tão complexo e ainda misterioso? Tenho como consolo de que, se as pessoas simplesmente lerem já me darei por satisfeito e se provocar alguma reflexão, diria que serei imensamente grato pelo privilégio de poder contribuir com o Reino de Deus. Este é o meu principal objetivo, construir o Reino com o pouco que possuo, mas que se torna grande nas mãos do grande Rei soberano neste Reino.

Outro dia ouvi de uma pessoa afirmar durante um congresso de líderes que, segundo as suas palavras, “ganhar almas serve apenas para encher igrejas. Muito mais importante seria formar líderes que constroem o Reino de Deus”. Confesso que até parei para pensar sobre isto. Cheguei à conclusão de que é algo absolutamente desconexo e sem qualquer fundamento bíblico este tipo de analogia. O Reino de Deus subsiste com ou sem pessoas, pois, não se trata de uma formação predial ou demográfica. Aliás, esta “nova teologia” vive fazendo comparações entre a teologia conservadora e a dita teologia contemporânea. Este tipo de comparação é descabido e desnecessário.

Afinal no que consiste o Reino de Deus? Lembro que o Reino de Deus é indivisível e “só tem uma cara”. Vamos voltar ao antigo testamento em que muitos afirmam que o conceito de Reino de Deus ainda não existia, surgindo apenas no ministério de Jesus. Muito antes da encarnação de Jesus, especificamente no livro de Daniel 2:44, este novo reino foi previsto e que subsistiria a todos os demais: “No entanto, na época do governo desses reis, Elah, o Deus dos céus, estabelecerá um novo reino que nunca será destruído e que também não será dominado por nenhum outro povo. A soberania desse reino jamais será transferida a nenhum outro povo. Todavia, esse novo reino destruirá e exterminará todos esses outros reinos, e subsistirá para todo o sempre.”. Os judeus ortodoxos tinham conhecimento da vinda deste Reino, porém, não creem no reino de forma abstrata, mas, concreta. Para eles, o messias é um revolucionário que irá destituir governos e reinos e implantará o “seu próprio reino”. Houve uma tradução literal do texto de Daniel. Infelizmente para eles, Jesus os decepcionou e a situação ficou bem estranha quando Jesus afirma que o Reino, está dentro de nós. Veja o texto de Lucas 17:20: “Certa vez, interrogado pelos fariseus sobre quando se daria a vinda do Reino de Deus, Jesus lhes explicou: “Não vem o Reino de Deus com visível aparência. Nem haverá anúncios: ‘Ei-lo aqui!’ Ou: ‘Lá está!’. Pois o Reino de Deus já está entre vós!”. Segundo a tradição, os fariseus eram os observadores das escrituras religiosas e cuidavam da tradição oral para que todos conhecessem a lei. No momento em que Jesus fez esta afirmação, a mente deles ficou bem confusa. Tudo o que os fariseus conheciam estavam nas escrituras judaicas. Vamos ler o texto da carta aos Romanos 14:17. Paulo estava falando sobre sabedoria e nada melhor que discorrer que o “Reino de Deus não é comida e nem bebida, mas, paz, justiça e alegria no Espírito Santo”. No texto de João 3:3 quando Jesus responde ao questionamento de Nicodemos, declara: “Em verdade, em verdade te asseguro que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.” Ainda no livro de Mateus 12:28 Jesus respondendo aos discípulos diz: “Mas, se é pelo Espírito de Deus que Eu expulso demônios, então, verdadeiramente, é chegado o Reino de Deus sobre vós”.

Geralmente quando ouvimos falar sobre algum reino nos vêm à mente um suntuoso castelo com vitrais maravilhosos, mobiliário luxuoso, salas espaçosas e aconchegantes e uma decoração de fino gosto. Deus não se importa com este tipo de riqueza. Isto faz parte da criação da matéria, nada mais, além disto. Diante de tantas explanações sobre o Reino de Deus, chego à conclusão de que o Reino de Deus relatado na bíblia está contido na observância dos frutos do espírito.

Para uma compreensão mais simples, vamos nos ater as principais características da composição do Reino de Deus apresentadas por Paulo.

 

PAZ

Diante de um mundo intolerantemente caótico, o que seria esta paz do Reino de Deus? O mundo busca pela paz. Investe em viagens turísticas que inspire a paz, por exemplo, aquelas que mantêm contato com a natureza, investe também em condomínios para morar em paz e buscam insanamente em rituais místicos uma tentativa de encontrar a sua paz. Numa dimensão global, as grandes potências mundiais assinam acordos de paz. Será que paz é ausência de guerra? Será que não ter contas a pagar gera paz? Talvez não seja exatamente esta paz que faça parte do Reino de Deus. Quando se fala em paz, a religião é o principal foco para encontrar o caminho da paz. Lembro que não estou apresentando uma linha mística religiosa simplesmente. É muito difundido de que cada religião define à sua maneira de encontrar a paz. Observo que Deus não criou nenhuma das religiões que conhecemos, nem mesmo o cristianismo foi criado por Deus. A religião é criação exclusivamente humana, sendo uma maneira prática de se manter conectado a Deus. Neste caso, a religião mais confunde do que resolve. O termo cristão na bíblia tem sentido racista. Quando conhecemos o evangelho, não o evangelho dos religiosos e nem dos cristãos, mas, a palavra de Deus em que buscamos as respostas das nossas inquietações sobre a paz, precisamos ser desarmados de tudo aquilo que somos e aprendemos fora deste evangelho. Desta maneira, a verdade sobre a paz do Reino de Deus fluirá de maneira cristalina. Primeiro, ter paz na concepção do evangelho não é ser livre dos problemas que nos envolve, mas, como reagimos frente a estes problemas. Toda a ação deve buscar a conciliação dos valores do Reino de Deus e as reações ratificam esta busca. Onde há guerra de qualquer natureza e espécie, deve-se agir com paz, isto é muito importante e fundamental, mesmo que se tenha prejuízo. Humanamente falando, Jesus foi amplamente prejudicado na sua vida na terra. Este foi o principal argumento daqueles que o abandonaram e não acreditaram nEle. Na verdade, estavam distantes do Reino de Deus proposto por Jesus. No livro de João 14:27 ele mesmo afirma que nos deixou a paz, não como o mundo dá. Jesus sofreu com violência na própria carne as agruras da sua missão de paz. Amar o inimigo, dar a outra face, andar duas milhas ao invés de uma, vender tudo o que tem e dar aos pobres são algumas das propostas apresentadas por Jesus para efetivação da paz do Reino de Deus. No livro de Mateus 12:28 exposto no começo ele demonstra que devemos ser sensíveis para que o Reino de Deus esteja, de fato, em nós. Ninguém verá a Deus se não tiver a paz do Reino de Deus dentro de si. Leia e medite nos textos abaixo: “Esforçai-vos para viver em paz com todas as pessoas e em santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor.” Hebreus 12:14. Esta busca pela paz deve ser um processo contínuo e incessante. “Aparta-te do mal, e pratica o bem; busca a paz e empenha-te por conquistá-la.” Salmos 34:14.

 

JUSTIÇA      

A segunda composição do Reino de Deus apresentada por Paulo foi a justiça. Quando se fala em justiça, o que vêm à mente são as injustiças praticadas pela justiça que deveria agir com justiça. Os justos que conhecemos seguem as leis humanas que são passíveis de falhas. Quem nunca ouviu de que a justiça de Deus tarda, mas, não falha. Noutros casos, quando houve claramente uma injustiça, as pessoas dizem que, no caso, se livrou da justiça humana, mas, não se livrará da justiça divina. A justiça do Reino de Deus não é esta de forma alguma. Quando falamos sobre as prerrogativas do Reino de Deus, na perspectiva bíblica, tudo se resume em Jesus que veio apresentar este Reino para derrubar as muralhas da injustiça do mundo e aplicar a sua verdadeira justiça que é Ele próprio. A justiça divina está relacionada com o texto de Romanos 3:21;22 que resume todo o conceito de justiça do Reino de Deus. Leia o texto: “Entretanto, nesses últimos tempos, se manifestou uma justiça proveniente de Deus, independente da Lei, mas da qual testemunham a Lei e os Profetas; isto é, a justiça de Deus, por intermédio da fé em Jesus Cristo...”. Interessante é que o texto parece contraditório quando fala que a justiça apresentada é independente da lei, porém, apresentada pela lei. Na minha visão, a resposta está no texto de Romanos 10:4 “Porque o fim da Lei é Cristo, para justificação de todo o que crê”. A lei falou que viria o Reino de Deus conforme o texto de Daniel 2:44, porém, os homens deram mais importância a lei do que ao conteúdo da lei. A lei não subsiste sem Jesus Cristo que é a razão de ser da lei conforme o texto acima. Portanto, como já lemos, somos justificados em Cristo pela fé para termos paz com Deus.

 

ALEGRIA NO ESPÍRITO SANTO

Outra característica do Reino de Deus é a alegria no Espírito Santo. Porque “no” e não “do”? São condições diferentes. Alegria no Espírito Santo é estar imerso, enquanto a alegria do Espírito Santo é uma expressão. Uma vez imersos, exalamos a alegria do Espírito Santo. Esta alegria é primariamente inspirada pela condição de vida eterna exclusivamente para aqueles que foram justificados e tem paz com Deus. Jesus falou que a paz que Ele dá não é como a do mundo, a justiça que precisamos foi internalizada nele mesmo. Diante disto tudo, expressamos a alegria no Espírito Santo de forma natural. Esta natureza foi restaurada pela justificação em Jesus Cristo.

Não tem como conhecer o Reino de Deus sem usufruir. Quem uma vez conhece, aspira e quer usufruir. No texto de Mateus 6:33 lemos que devemos “Buscar em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça e as demais coisas serão acrescentadas”. Podemos traduzir que esta busca é um processo prioritário que deve fazer parte das aspirações do discípulo substituindo as preocupações e a justiça, no caso, não se refere a justificação, mas, ao que seja justo ou adequado àquilo que precisamos, nem menos, nem mais que o necessário.

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