segunda-feira, 30 de outubro de 2023

DAR TEMPO AO TEMPO

Venancio Junior

Esta expressão é muito conhecida. Significa que somente o tempo cura os traumas, as dores, as decepções e também significa não ficar ansioso que tudo tem o seu tempo devido. Não é apenas um conforto para quem sofre ou aguarda ansiosamente por algo e na falta de palavras ou de respostas imediatas utilize este termo. Que o tempo cura, isto é fato. O tempo é muito mais que um espaço a ser preenchido na vida. Não sabemos o exato momento das ocorrências, somente o tempo sabe e devemos deixar que cuide de tudo. Para quem está familiarizado, vêm nos à mente o livro de Eclesiastes que trata muito bem este tema. Na tradição é conhecido que Salomão tenha sido o autor, mas, algumas pesquisas da época em que foi escrito, provavelmente 250 a.C., não confirmam esta autoria. Talvez, pelo fato de Salomão ter possuído muita sabedoria, associaram o livro de Eclesiastes com o seu nome. Como o objetivo não é saber quem escreveu, mas, o seu conteúdo, então, vamos direto ao capítulo 3:1 "Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu". Pode ser que aqueles que acreditam na predestinação das coisas utilize o termo “tempo determinado” para reforçar suas convicções, mas, no contexto percebe-se que o objetivo está em sintonia com o texto de Paulo aos Romanos 8:28 "Sabemos que todas as coisas ocorrem para o bem daqueles que amam a Deus...". este texto, além de desmistificar a questão da predestinação, reforça que devemos manter a nossa confiança em Deus para os devidos desígnios quando não sabemos o que vai acontecer e muito menos quando irá acontecer.

O que é o tempo considerando que vivemos e fazemos parte de uma geração sem tempo? Antigamente havia muito menos recursos que facilitassem a vida e “sobrasse” mais tempo para se dedicar à vida pessoal. Os recursos chegaram, principalmente tecnológicos e ninguém pode negar que agora sobra muito tempo. O problema é que entramos num processo que não nos permite lembrar que há tempo sobrando e sempre se procura algo para preencher. A tecnologia é insana, ao mesmo tempo que facilita e reduz o tempo em diversas atividades, muitas vezes ou quase sempre rouba o nosso precioso tempo e não permite que o nosso tempo tenha o seu próprio tempo. Imagine se todos tiverem um tempo para fazer absolutamente nada? Muitas das nossas instabilidades emocionais são causadas porque não há um espaço para “desaguar”. Qual a principal causa das enchentes? O espaço que os rios e córregos possuem naturalmente para desaguar foram ocupados e ficam sem lugar para o tempo das cheias. Da mesma forma, a emoção fica acumulada e quando falta espaço, sobrecarrega o tempo que deveria ser para diluir as cargas emocionais. O tempo dedicado a fazer nada serve para descarregar o acúmulo de energia do cotidiano. Isto é natural. Qualquer atividade gera energia emocional. O nosso tempo disponível precisa ser bem administrado para não sobrecarregar. A primeira coisa a ser feita é lembrar que o tempo também precisa de tempo.

Atualmente consumimos muita coisa que não fará qualquer diferença na vida. As redes sociais investem em publicidade para que todo o tempo possível seja dedicado totalmente com os conteúdos disponibilizados. Pense comigo, o acesso às informações é muito fácil e rápido. Por exemplo, quantas propagandas de livros, de músicas e de filmes são veiculadas diariamente? Quantos livros você leu neste ano? Quantas músicas você dedicou tempo para ouvir? Quantos filmes você assistiu e teve tempo para refletir sobre o tema abordado? Quantas publicidades de espaços de lazer? Quantas academias se conhece pelas redes sociais? Estes são apenas alguns exemplos. Não conseguimos ler mais que poucas linhas sem que estejamos pensando na próxima coisa a fazer que nem sabe o que é exatamente. Se o texto é longo, jamais se dedicará tempo para ler. Os livros não podem ter mais que 50 páginas e com letras garrafais. Em relação às músicas, você já pensou no tempo que os músicos e produtores dedicaram para fazer apenas uma única música? As músicas atuais não podem ter mais que 1:30s que já pula para a próxima. Os filmes precisam ter muita ação e menos conversa para segurar a atenção. Não se está dando tempo ao tempo e isto sufoca a vida. Não se tem mais tempo para si mesmo. Ninguém tem tempo para uma caminhada no parque, pedalar sem destino, soltar pipa com os filhos ou fazer nada em casa. Muitas vezes vejo pessoas “passeando” com o cachorro ou com o filho no carrinho e mexendo no celular. Este comportamento ainda é pior, pois, está roubando o tempo que deveria ser dedicado exclusivamente ao filho. São pessoas que, com certeza, estão sem tempo para viver.

Outro dia uma pessoa comentou numa das minhas reflexões: “O texto é muito bom, mas, é muito longo”. Eu comecei a rir e ficar com pena da pessoa que sequer se identificou. Os meus textos não levam mais que cinco minutos para ler.

Há um tempo que está sendo roubado sem que se perceba. O tempo com Deus. O devocional de leitura e oração é algo fundamental na vida pessoal e familiar. O tempo de leitura e oração não leva mais que dez minutos, porém, é muito negligenciado pela falta de tempo das pessoas em dedicar este tempo exíguo para algo tão importante. Da mesma forma, as reuniões públicas na igreja não podem ter mais que 1h que já causam inquietação nas pessoas. Se há transmissão online, então, já pula direto para a pregação. Se contabilizar o tempo perdido no celular com os streamings e na televisão com as plataformas de filmes e entretenimentos percebe-se quanto tempo perdido com algo que nada acrescentará na vida e se ficar sem, não fará qualquer diferença.

Gosto muito de ler, geralmente, leio no mínimo 10 livros por ano. Quando se dedica tempo, a leitura consegue gerar dentro da mente um mundo paralelo saudável. Gosto também de ouvir música no quarto escuro. Ouço música prestando atenção nos arranjos, na harmonia, no ritmo e na produção. Gosto também de pedalar sem rumo, sem caminho traçado e sem tempo para voltar. Estas práticas saudáveis diluem as energias desnecessárias que nos aprisionam e roubam o nosso tempo. Quantas vezes contrariei a mim mesmo e fiz o que não queria, mas, era preciso ser feito. A energia acumulada nunca deixa você fazer o que precisa porque é contraproducente e quer controlar a sua vida e roubar o seu tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário