Venancio Junior
Primeiramente devemos saber o que é pecado e como
age em nós. Sem lei, não há pecado. Para o ser humano, a lei começou quando
Deus falou que “não se podia comer e nem tocar no fruto da árvore do bem e
do mal” (Gênesis 3:3) porque “onde não há lei, o pecado não é levado em
conta”, Romanos 5:13. Não estou dizendo que não existia pecado antes deste
fato que mudou toda a história da raça humana. Pecado é tudo aquilo que
contraria a Deus. O pecado é uma afronta a Deus. Quando falamos de pecado, não
podemos ignorar aquele que peca desde o princípio, o diabo. Lemos isto em I
João 3:8. Que princípio seria este? Na minha concepção, este princípio é quando
houve a manifestação do mal. O diabo não é Deus, ele é a manifestação do mal. O
diabo é o fomentador do pecado porque é inimigo de Deus e de todos aqueles que
o amam Pois bem, onde tudo começou em relação ao pecado e porque o pecado foi
impingido a toda raça humana? O pecado existia, mas, ainda não influenciava o
ser humano. No livro de Gênesis 3:6 Adão e Eva comeram do fruto. O pecado foi a
desobediência à Deus e no livro de Romanos 3:23, o apóstolo Paulo enfatizou que
“Todos pecaram e foram expulsos da glória de Deus”. Perdemos o manto da
glória porque saímos da sua presença. Desde então, tudo o que a carne milita é
pecado porque pecado, na verdade, é estar fora da presença de Deus. Respiramos
em pecado, pensamos em pecado, sentimos o pecado e tudo o que fazemos é em
pecado. Conhecemos o ditado “quem está na chuva é para se molhar”. O texto de
Paulo aos Romanos 7:19 reflete o como sobrevivemos: “Pois não faço o bem que
quero, mas o mal que não quero, esse pratico”. A nossa relação com o pecado
é desta forma e sempre estaremos envolvidos ou submersos no pecado. Mesmo que
aos olhos do mundo sejamos pessoas corretas, cumprindo com todas as obrigações
sociais e religiosas e podemos até ajudar os pobres, nada feito, fora da
presença de Deus fomos condenados por causa do pecado que está em nós. Como se
resolve isto? Morrer é a solução definitiva. Não me refiro à suicídio, mas,
submeter-se a uma força maior que o pecado capaz de anular toda influência do
pecado na nossa vida. O pecado é extremamente nocivo. O evangelho nos diz que o
pecado nos impõe um envelhecimento precoce. No Salmo 32:3 lemos “Enquanto eu
calei os meus pecados, envelheci de tão cansado”. Tem um texto bíblico
muito difundido e utilizado nas situações de cansaço físico ou emocional, mas,
na verdade, este texto se refere exclusivamente à culpa pelos nossos pecados.
Leiamos o texto de Mateus 11:28: “Vinde a mim todos vós que estão cansados e
sobrecarregados e eu vos aliviarei”. O pecado, envelhece, debilita, cansa,
sobrecarrega e nos desgasta a ponto de sucumbirmos frente ao peso da culpa
porque somos incapazes de anular a força do pecado. Jamais devemos ignorar esta
força que é muito maior que nós e nos faz ter práticas que nos mantem fora da
presença de Deus que é o único lugar seguro onde estaremos fortalecidos para
resistir ao diabo, Tiago 4:7. O pecado considerado por Deus não são focos como
se pudesse afirmar que nunca estamos em pecado mesmo após a conversão. Muita
gente se preocupa, quando no arrebatamento se não estiver pecando será salvo,
tipo, “se Jesus voltasse agora eu subiria porque neste exato momento eu não
pequei” ou o contrário disto quando diz, “se Jesus voltar quando estiver
pecando, não serei salvo”. Isto é tolice. As coisas não funcionam desta forma.
As práticas espiritualmente erradas são consequências, pois, habita em nós o
pecado original, pode-se dizer que é o “pecado de estimação”. O pecado age em
nós contínua, incessante e incansavelmente. Se um evangelho qualquer me
convence de que esteja sem pecado mesmo sendo convertido, então, este evangelho
é digno de repúdio e desprezo. O evangelho legítimo nos convence sempre de que
somos errados porque o pecado habita em nós. O evangelho não é para nos deixar
acomodados, mas, incomodados pela situação de pecado. O pecado é um incômodo.
Paulo é considerado o intelectual dentre os autores dos evangelhos pela
profundidade das suas explanações e não há como imaginar que ele próprio, mesmo
sendo um dos apóstolos, sofreu a ponto de afirmar que o pecado que habitava
nele é quem agia, “...não sou mais eu que faço isto, mas o pecado que habita
em mim”. Romanos 7:17. Chego à conclusão de que Cristo não morreu na cruz
para nos livrar do pecado, mas, para nos libertar da condenação do pecado.
Pecado é uma situação de imersão. Tudo o que fazemos, de certa forma, é
absolutamente pecado porque tem origem na corrupção humana e o mal ainda habita
em nós e continuará em nós. O texto de I João 1:10 se refere aos convertidos,
onde se lê: “Se dissermos que não temos cometido pecado, nos tornamos
mentirosos e a palavra de Deus não está em nós”. Estamos atolados até o
pescoço no pecado, mas, uma vez justificados em Cristo, não pertencemos mais ao
pecado. Cristo morreu e ressuscitou para nos livrar e mudar a nossa condição de
condenados pelo pecado. Ser livre do pecado em Cristo é não carregar mais a
culpa, pois, levou esta culpa na cruz. Porém, devido ao corpo pecaminoso, não
estamos livres, pois, o pecado habita em nós até recebermos um corpo
glorificado definitivamente livre e também liberto da condenação do pecado
quando não terá mais influência em nós porque o Espírito Santo assume o
controle das nossas ações, nos convencendo também do pecado. Um exemplo bem
interessante aconteceu com Jesus numa de suas peregrinações terrenas quando,
disseminando o seu evangelho, deparou-se com situações que nos traz uma nova
visão do que permeava o seu ministério. O Espírito Santo influenciava
diretamente o ambiente em que Jesus estava inserido. Por exemplo, o episódio da
mulher adúltera que estava prestes a ser apedrejada, quando Jesus desafiou a
todos os que estavam com pedras na mão, prontos para arremessá-las, o Espírito
Santo agiu no coração de cada um, os convencendo de que todos estão errados.
Jesus também não a condenou e disse que partisse e não pecasse mais. Jesus quis
dizer que saísse daquela vida que a mantinha fora da presença de Deus.
Engana-se quem pensa que quando Jesus assumiu a nossa culpa, cruzamos os braços
e nada precisamos fazer. O pecado continuará tentando nos derrubar porque age
em nós continuamente. No livro de I Pedro 5:8 lemos que “...o diabo, vosso
adversário, anda ao nosso redor, rugindo como um leão, pronto a nos devorar”.
Percebe-se que este texto também se refere aos convertidos em Cristo, por isto
que está ao redor. Os não convertidos, além de carregar o peso da culpa, sofre
as consequências desta culpa. Esta culpa não é relativa às “pessoas más” de
acordo com as nossas rasas considerações, mas, a todos, porque fomos condenados
e não tem como o corpo retroagir na sua essência sem a ação do Espírito Santo
de Deus. O único meio de ser livre é por meio da graça e justificação de Cristo
vivendo em nós. Precisamos morrer para que as ações da carne sejam anuladas e a
vida em Cristo sobreviva. Leia este texto de Romanos 8:10 “...se Cristo está
em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito
vive por causa da justiça”. Isto é plena justificação. Esqueça o que te
disseram que os crentes não pecam. Não tem como fugir do pecado, no máximo,
evitar ou impedir a aparência do mal (I Tessalonicenses 5:22). A diferença é
que, mesmo estando em meio ao pecado, não pertencemos mais ao pecado. No livro de
II Coríntios 10:3 o apóstolo Paulo, dentro de um contexto espiritual, diz que “...embora
andando na carne, não militamos segundo a carne”. Estamos no mundo, mas,
não pertencemos ao mundo porque Cristo nos justifica e vive em nós. Qualquer
processo humano, sejam rituais ou autoflagelo, absolutamente será incapaz de
nos livrar desta condenação. É preciso uma conversão. Para não ser somente
convencido, mas, sim, convertido é preciso sentir este incômodo do evangelho
que nos mostra o caminho, a verdade e a vida livres da condenação do pecado,
Jesus Cristo, João 14:6.
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